sábado, 30 de outubro de 2010

Casa Modelo

A fim de equipar uma casa modelo, destinada á famílias de baixa renda, são aqui enumerados alguns pontos que considero importantes no projeto.
Itens de destaque:
Gerar energia elétrica por sistema eólico, queda de água da chuva e pedal ergométrico, tal energia será usada para recarregar as baterias de 12 VDC 60 a 150 AH, que alimentando um “no break”, gera energia suficiente para: se 60 AH x 12 = 720 W, o suficiente para alimentar: Uma TV (150W), mais 3 lâmpadas de 9 W (27 W), um ventilador (80W), durante 3 horas, sem recarga nenhuma. Se, entretanto, no momento de uso estiver ventando, chovendo ou alguém pedalando, este tempo seria esticado de acordo com a carga gerada. Claro que é possível maior tempo sem recarga, porém as baterias seriam mais dispendiosas.
Aquecer água por sistema muito simples, trata-se de uma tubulação de cobre ou alumínio, (o cobre torna-se mais fácil trabalhar devido às soldas de baixa temperatura), toda a água aquecida durante o período de insolação é guardada em tambor térmico.
Os mesmos sistemas de recarga usados para a casa podem servir também para recarga de baterias de 48 volts 20 AH (960 W), das bicicletas de passeio, que por sua vez já existem a venda no mercado, proporcionando cerca de 50 km de autonomia a 50 km/h de velocidade.
Finalmente para o caso de uma emergência: Ninguém pedalou, não houve vento suficiente, nem choveu há mais de 3 horas e a energia se esvaiu das baterias. Neste caso teríamos a energia elétrica do gerador fóssil, pequeno de baixo consumo, o que representa, mesmo nestas condições uma economia em relação ao que usamos hoje em todas as casas sem nenhum escrúpulo de economia, até mesmo porque quem usa nunca soube quanto consome cada aparelho elétrico.
A maior providência, entretanto, em minha opinião seria a de informar, junto ao interruptor quanto vai gastar cada equipamento ao ser ligado, pois assim o usuário saberá antecipadamente quanto vai gastar de energia se ligar o aparato, coisas que hoje em dia não temos noção exata. Eu por exemplo tinha uma geladeira antiga, que funcionava muito bem, mas estava sem aparência, enferrujada e com arranhões devido a muitas mudanças. Ao ser trocado por uma geladeira com freezer acoplado de -18 graus, consumindo, entretanto 80 W, que em comparação com a anterior, 120 W, representou uma economia de 40 W, (em 12 Volts 3 AH) durante o ano, o poderia ser usado para alimentar um equipamento de som durante o mesmo período. Se a tal geladeira nova não for usada com temperaturas muito baixas, se ainda não for aberta sua porta muitas vezes e se tal ocorrer não for deixada aberta por muito tempo a economia pode ser ainda maior.
Como podemos observar, pequenas atitudes poder representar uma economia ainda maior que qualquer mudança tecnológica, mudança de atitude muitas vezes não requer custo.
Espero poder somar algo à vida dos leitores, fico grato por terem dado esta atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário